PROBLEMAS CONJUGAIS TÊM SOLUÇÃO

Quando as coisas não estão bem na relação, há um caminho de volta para os bons tempos. Veja como funciona a terapia que cuida dos problemas de relacionamento.
Amigos de infância, enamorados durante encontros de carnaval, a produtora cultural Mariana Muller e o web designer Rodrigo Costa ficaram apenas seis meses juntos para decidirem se casar. As famílias se conheciam bem e eles tinham muitas afinidades. Parecia que não tinha como dar errado.

No entanto, logo no primeiro ano de casamento, as diferenças surgiram e mexeram com os sentimentos do casal. “Justamente por a gente se conhecer há muito tempo, a gente queria preservar esse casamento de uma maneira sadia”, conta Mariana.

“No começo, não incomoda nada. Como aquela história de apertar a pasta de dente no meio. Mas chega um dia que essa história começa a incomodar”, revela Rodrigo.

Os dois queriam continuar juntos, mas não sabiam como. Em vez de se aconselhar com a família, ou com amigos, procuraram um profissional. A terapia ajudou a resgatar o que tinha ficado para trás, longe dos problemas.

O doutor Amaury Mendes Júnior, que é ginecologista e tem uma experiência de dez anos com terapia de casais, lembra que o relacionamento deve ser construído todos os dias como uma nova conquista.

“Nunca dormir um dia desgastado. Procurar ter o outro como confidente, com um grau de interesse, de amizade. Por isso que, em um relacionamento, é preciso que o nível cultural dos dois esteja bem próximo, para que vocês tenham uma compreensão maior”, explica Amaury Mendes.

Mariana e Rodrigo reaprenderam a compartilhar momentos juntos. Uma atividade física, o planejamento de uma viagem, parte da terapia foi adotada na rotina do casal. “A gente conseguiu retomar uma relação que a gente não estava conseguindo manter, porque os problemas cresceram e começou a interferir até na nossa amizade”, esclarece Rodrigo.

Assista em vídeo

Para saber mais sobre casamento, assista a uma entrevista em vídeo com a psicanalista e terapeuta de família Cynthia Ladvocat, da Associação de Terapia Familiar do Rio; a defensora pública Márcia Cristina do Amaral Gomes, do Núcleo de Família de Santa Cruz e a atriz Nicette Bruno, que é uma especialista no assunto porque está casada com o ator Paulo Goulart há 54 anos.


» Segredos para um final feliz


» Problemas Conjugais têm solução


» O sonho de subir ao altar

» Ver edição completa de 27/04/2008

This entry was posted in Casais, Videos e Entrevistas. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta