EX-ALUNOS COMEMORAM 30 ANOS DE FORMATURA

Por: Rafaela Reinhoefer

Velhos amigos merecem ser lembrados. Especialmente se a amizade começou na faculdade. No último mês, ex-alunos de duas turmas da PUC-Rio reuniram-se para celebrar os 30 anos de formatura: os graduandos de 1976 em Comunicação Social e em Psicologia. A iniciativa dos reencontros partiu de Rose Esquenazi, jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social; Cynthia Ladvocat, psicanalista, e Márcia Stephan, especialista no tratamento psíquico de pacientes com câncer.
Eram anos difíceis, em que a ditadura militar não permitia qualquer manifestação política, especialmente a estudantil. Três décadas depois, alunos de Comunicação que protestavam contra a repressão nos pilotis são figuras de sucesso. Guida Vianna ganhou prêmios como atriz; Ruth de Aquino foi uma das primeiras mulheres a comandar o jornal O Dia; Alfredo Herkenhoff está prestes a concluir uma coletânea sobre os cem anos de boemia no bairro da Lapa; Henderson Royes é cinegrafista do programa Manhattan Connection; Luiz Antônio Farah especializou-se em editar livros infanto-juvenis; e Rogério Ribeiro de Oliveira é Diretor do Departamento de Geografia da PUC-Rio. Estes e outros integrantes do grupo de Comunicação Social estavam presentes à comemoração, no último dia 4 de novembro, em um restaurante na Lapa. “Muitas vezes as pessoas perdem contato. É muito legal quando elas conseguem se reunir, porque têm muita história para contar”, disse Rose.
O revival de Psicologia, em um bar no Leblon, no dia 22 de novembro, reuniu cerca de vinte pessoas. Márcia Stephan lamentou não ter ido porque teve que antecipar, de última hora, uma viagem de trabalho. Ela recordou que em 1996 a turma celebrou o vigésimo aniversário de formatura com a presença de aproximadamente cem ex-alunos. “A importância do reencontro está em podermos rever a nossa formação e, também, lembrar um momento histórico muito diferente do atual”, disse Márcia.
Enquanto muitos jamais voltam a ver os amigos de faculdade, os graduandos de 1976 querem se manter unidos. “Já marcamos um novo encontro: será no dia 21 de março do ano que vem”, contou a psicanalista Angela Barreto.

Jornal da PUC – Edição 180 – Publicada em: 05/12/2006 às 16:00

This entry was posted in Psicanálise, Psicoterapia. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta