Adoção no Brasil ainda é processo intenso e demorado

A vida nem sempre é boa para todos. Seja por questão de idade, falta de condições financeiras, muitas pessoas não podem criar seus filhos e acabam entregando-as a adoção. Para a maioria, não deve ser um processo fácil dispor de um filho. Atualmente, cerca de 44 mil crianças aguardam uma possível adoção, no Brasil, enquanto cerca de 30 mil famílias estão na busca para um filho. Mas apesar dessa disposição no quantitativo de possíveis adotados, a burocracia ainda é muito grande. (Redação SRZD)
Adoção no Brasil ainda é processo intenso e demorado.(Foto: Reprodução)

Visando otimizar a relação da adoção, tal como seu processo, a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro irá promover o debate “Jornada de Adoção: Limites e Responsabilidades”. Durante o evento, serão discutidos assuntos como a habilitação para que essas famílias possam se tornar aptas a adotar um filho, tal como as possíveis dificuldades na adaptação. Segundo a psicanalista Cynthia Ladvocat, terapeuta familiar e conselheira da ONG Terra dos Homens, “apesar de todo um trabalho frente a nova cultura da adoção, ainda existe no Brasil um dilema sobre o perfil da criança desejada. A maioria das famílias prefere adotar crianças pequenas, o que torna a espera mais longa e difícil. Qual a dificuldade dos pais na perspectiva de uma adoção tardia, ou seja, em acolher como filho uma criança acima desse perfil idealizado?”.

O tema, que ainda é um grande desafio, ainda será explicado no “Guia da Adoção”, cartilha que será lançada durante o encontro, e que enuncia diversos vieis do caminho adotivo, como os campos jurídico, social e psicológico, tal como os conceitos de família, que também tem sofrido grande discussão. O livro conta com diversas orientações dos profissionais das áreas, como psicólogos, psicanalistas, advogados, assistentes sociais e técnicos da Justiça.

Serviço:
Jornada de Adoção: Limites e Responsabilidades
Data: 8 de novembro
Horário: das 9h às 17h30
Local: Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ)
Endereço: Rua Fernandes Guimarães 92 – Botafogo

Inscrições: (21) 2295-3148 ou clique aqui.

This entry was posted in Adoção, Últimas Notícias. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta