Dilemas da adoção são tema de debate na Sociedade Psicanalítica do Rio

Dilemas da adoção são tema de debate na Sociedade Psicanalítica do Rio – Jornal do Brasil
Segunda-feira, 27 de outubro de 2014
O Brasil tem hoje 44 mil crianças vivendo em abrigos, mas somente 5.500 estão disponíveis para adoção. Na outra ponta, quase 30 mil famílias estão na fila de espera do Cadastro Nacional de Adoção (CNA). O tempo de espera por um filho adotivo é longo pelo necessário rigor e o cuidado com as crianças e adolescentes, respeitando os seus direitos com relação à convivência familiar. O tema é um desafio de grandes dimensões e será debatido na Jornada de Adoção: Limites e Possibilidades, no próximo dia 8, na Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ).
As exigências do processo de habilitação, bem como as dificuldades de adaptação e as expectativas sobre o convívio familiar, serão analisadas no evento. Afinal, o que motiva a adoção: um ato de amor, o preenchimento de carências afetivas, uma decisão humanitária ou o desejo de ser pai / mãe? Como lidar com as expectativas de pais e filhos adotivos? Especialistas vão apresentar visões plurais sobre o tema e detalhar aspectos legais da adoção.

De acordo com a psicanalista Cynthia Ladvocat, terapeuta familiar e conselheira da ONGTerra dos Homens, apesar de todo um trabalho frente a nova cultura da adoção, ainda existe no Brasil um dilema sobre o perfil da criança desejada. A maioria das famílias prefere adotar crianças pequenas, o que torna a espera mais longa e difícil. Qual a dificuldade dos pais na perspectiva de uma adoção tardia, ou seja, em acolher como filho uma criança acima desse perfil idealizado?

Durante a Jornada, será lançado o Guia da Adoção, coletânea de textos que abordam a adoção nos campos jurídico, social e psicológico, bem como na família. O livro serve de orientação para profissionais que atuam no meio, como psicanalistas, psicólogos, advogados, assistentes sociais e técnicos da Justiça.

SERVIÇO:

Jornada de Adoção: Limites e Responsabilidades

Palestrantes: Sávio Bittencourt, Maria Bárbara Toledo Andrade e Silva, Gina Khafif Levinzon, Rebeca Nonato Machado, Cynthia Ladvocat, Maria Inês Mac-Culloch, Tania Feital, Solange Diuana e Lidia Levy.

Data: 8 de novembro

Horário: das 9h às 17h30

Local: Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ)

Endereço: Rua Fernandes Guimarães 92 – Botafogo

Inscrições: (21) 2295-3148 e pelo site www.sprj.org.br

This entry was posted in Adoção, Últimas Notícias. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta