Evento da APTF Reúne Especialistas em Violência Doméstica

Família sem diálogo é um lugar seguro para crescer? A violência está aumentando no ambiente familiar? As respostas a estas e outras questões cruciais serão debatidas por especialistas na V Jornada Paulista de Terapia Familiar, que acontece entre os dias 2 e 4 de julho na cidade de São Paulo, com o apoio da Universidade Paulista (UNIP), da rede hoteleira Novotel e da Basilivros.

Por seu caráter abrangente e multidisciplinar, o encontro é dirigido a estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Psiquiatria, Saúde, Serviço Social, Pedagogia, Direito, além de policiais civis e militares, delegados e juízes, entre outros.

Segundo Maria Rita Seixas, presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF), um dos principais objetivos do evento é sensibilizar todos os atores sociais para a necessidade de se romper com uma cultura de omissão diante desse grave problema. Precisamos cuidar de todos os membros da família – e não só da vítima da violência. Só iremos avançar se construirmos uma rede social multidisciplinar para enfrentar esse desafio.

Conteúdo e Palestrantes

Na quinta-feira (2 de julho), primeiro dia da jornada, a doutora norte-americana Sandra Stith ministra o curso Terapia para Casais Violentos e fala sobre sua experiência e parceria com a polícia norte-americana nas questões relacionadas às vítimas e perpetuadores da violência doméstica. A diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano da Universidade Virginia Tech é também supervisora clínica e membro da AAMFT (Associação Americana para o Matrimônio e a Terapia Familiar), cujo foco de pesquisa preferencial é a Violência Doméstica.

No segundo dia (3 de julho) acontecem vários workshops.

O primeiro, realizado no período da manhã, trata do tema CNV-Comunicação não Violenta e será ministrado por Dominic Barter, educador, mediador e pesquisador em questões de conflitos, além de especialista em Práticas Restaurativas (metodologia que trabalha a conscientização do agressor sobre as conseqüências de seus atos).

No mesmo dia, início da tarde, acontece uma mesa redonda com a participação de diversos profissionais envolvidos com a temática da violência doméstica, como Ghislaine Gliosce da Silva, Dalka Chaves de Almeida Ferrari, Rosmary Correa, Antonio Carlos Alves Braga Júnior, Maher Hassan Muleh, Cynthia Ladvocat e Maria Rita D´Angelo Seixas.

Na sequência, o advogado brasileiro Cássio Filgueiras mestrando em Mediação pelo Instituto Suiço Kurt Bosch e pela Universidade de Buenos Aires, ministra o workshop sobre Mediação. O evento prossegue com a socióloga Maria José Lopes Sousa, especialista em Violência de Gênero e Rede enquanto Política Pública, que será a responsável pelo workshop Rede.

No sábado (dia 4 de julho) serão realizadas mesas redondas e oficinas, além da apresentação de posters, pesquisas e trabalhos acadêmicos ligados ao tema violência na família.

Inscrições pelo telefone (11) 2679-7651, com Silvana ou mais informações no site www.apft.org.br.

This entry was posted in Adultos. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta